A HISTÓRIA QUE O ANTIGO TESTAMENTO CONTA
O texto do Antigo Testamento contém lei, história, poesia e profecia. Mas cada livro foi escrito dentro de um contexto histórico particular e uma grande História os perpassa, dando-lhes sentido. Conhecer essa História facilita o entendimento dos livros, de per si, e o texto inteiro como um todo. Qual História é essa que a primeira parte da Bíblia conta?
A História que o Antigo Testamento conta começa com a criação do mundo por Deus. Depois que tudo estava pronto, Ele criou o homem e o designou para dominar sobre toda a criação (Gênesis 1.26). Durante certo tempo ele viveu em seu estado original de perfeição e comunhão com o Criador; mas um dia o homem tomou uma decisão inusitada, contrariando a orientação divina, e afastou-se de Deus. Esse fato alterou profundamente sua natureza pessoal. Seu corpo e seu espírito entraram em desequilíbrio, pois se desligaram da fonte que lhes nutria a vida. Assim, passaram a experimentar a dor e o sofrimento e ficaram sujeitos a um processo de degenerescência do ser que culmina na morte.
Separado de Deus, o homem passou a fundar cidades (Gn4.17;10;11.4), iniciando o modelo de vida urbana que evoluiu para os grandes impérios mundiais, onde a marca dominante é o domínio do homem pelo homem. Com o tempo, ele alienou-se de Deus e passou a adorar, como deuses, elementos da criação. O homem se perdeu. Mas Deus, por seu grande amor por ele, estabeleceu um plano para livrá-lo da prisão da morte, abrindo um caminho de volta à sua condição original. Isso envolveria a sua própria entrada na humanidade.
Então, por volta do ano 2.000 a.C, segundo estudiosos, Ele apareceu a um homem da mesopotâmia, Abraão, e fez com ele uma aliança. Dele surgiria uma nação, Israel, com a qual Deus iria relacionar-se, revelando-se ao mundo e preparando sua entrada nele. Essa relação de Deus com Israel constitui o assunto dominante do texto do AT.
A História do AT vai mostrar que Israel, um extrato da humanidade, agiu exatamente como Adão. Embora tenha recebido a Revelação, tenha testemunhado os grandes milagres de Deus, no mundo, e gozasse de sua presença, quebrou a aliança com Ele e afastou-se dele, adorando os deuses cananeus (1Reis 11.5,6,33). Por causa disso, Israel só não sumiu da face da Terra porque Deus preservou um remanescente. A História do AT termina por volta do ano 430 a.C. com a profecia de Malaquias, quando Deus inicia um silencio de 400 anos até à sua entrada no mundo, por meio da pessoa do Filho.
Antônio Maia – M.Div
Direitos autorais reservados
Comentários